terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia Nacional da Umbanda


A presidente Dilma Rousseff assinou, na quarta-feira (16), a Lei 12.644 que decreta o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado anualmente, em 15 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17 de maio.

O documento foi sancionado a partir do Projeto de Lei da Câmara nº 187 de 2010, que propõe em sua justificativa, o direito constitucional à liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, conforme o inciso VI do art. 5º da Constituição. Além de defender a valorização, a origem e a difusão da religião umbandista no país por tratar-se de uma religião genuinamente brasileira.

15 de novembro - A data já consagrada à comemoração da umbanda em diversos municípios brasileiros, refere-se ao ano de 1908, em que o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu, em Niterói, a missão de fundar o novo culto.

Zélio foi acometido por uma inexplicável paralisia que os médicos não conseguiam conter, logo em seguida levantou-se normalmente e voltou a caminhar como se nada tivesse acontecido. Na ocasião, um amigo da família sugeriu uma visita a Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, onde por meio de uma manifestação espírita de uma entidade denominada Caboclo das Sete Encruzilhadas foi anunciada a fundação de uma nova religião no Brasil.

A religião dos ancestrais dos velhos africanos apregoa o trabalho em benefício de todos, independente de cor, raça, credo e condição social, pela prática da caridade e da literatura do evangelho de Jesus.

A umbanda expressa vivamente seu caráter nacional, juntamente com suas raízes africanas, nas manifestações culturais, que incorporam a música e a dança.

Valeu-se de elementos católicos, espíritas, do candomblé e de outras tradições místicas, para criar uma doutrina que, em seu universo, afirma a existência de um Deus supremo e a possibilidade de comunicação com os espíritos dos mortos.

Link para a Lei 12.644
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12644.htm

Diário oficial da União
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=17/05/2012

Fonte: Fundação Palmares http://www.palmares.gov.br/2012/05/dou-publica-lei-que-decreta-o-dia-nacional-da-umbanda/

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ouvidor geral da SEPPIR em Florianópolis


O ouvidor geral da SEPPIR estará em Florianópolis dias 31 e 1º de junho para conversar com a coordenadora Ana Paula Cardozo.

No dia 31 de maio, 5ª feira, às 19h, na Sala de reuniões das Comissões da OAB-SC, junto com representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SC, será discutida a implementação do Acordo de Cooperação Técnica Nº. 002/2011 na regional de SC, estabelecido entre a SEPPIR e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Dia 1º de junho, 6ª feira, às 10h, na Sala de Reuniões da Reitoria do IFSC (campus continente), será discutido o Programas de Ações Afirmativas, com representantes do Ministério Público Federal de Santa Catarina, membros das Comissões e alunos dos Programas de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC e Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reflexões sobre o 13 de maio

O Coletivo Kurima de Estudantes Negros e Negras da UFSC, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis/COPPIR convida a todos para o encontro:

"Reflexões Sobre o 13 de Maio", a realizar-se no Auditório da Reitoria da UFSC, 2ª feira, 14 de maio, das 09h as 12h.

Serão emitidos certificados.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sessão Especial na Câmara dos Vereadores - V Semana das Religiões de Matrizes Africanas

Sessão Especial na Câmara dos Vereadores - V Semana das Religiões de Matrizes Africanas (lei nº 7.558).

Foram homenageados o Babalorixá Tacques de Xangô e a Yalorixá Lourdes de Oya.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mesa Temática sobre as Religiões de Matrizes Africanas

Foi realizada no dia 24 de abril no Plenarinho da Câmara Municial, Mesa Temática sobre as Religiões de Matrizes Africanas com Dra. Cristiana Tramonte, Mãe Bia do Terreiro de Umbanda Pena Verde, Mãe Lourdes de Oya do Ilê Ogum e Oya Mensageiros do Amor.

Na oportunidade foram debatidas questões como a consciência ambiental, o histórico das Religiões de Matrizes Africanas em Florianópolis, a necessidade do reconhecimento da atividade social dos terreiros e a necessidade de organização entre as entidades para melhor defesa de seus direitos.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Oficina de Elaboração de Projetos - Edital de Cultura Negra

A Oficina de Elaboração de Projetos - Edital de Cultura Negra ocorreu no dia 24 de abril na Casa da Memória, promovida pela COPPIR, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundação Palmares.


A COPPIR está disponibilizando material apresentado na oficina para auxiliar o entendimento do edital e na formulação dos projetos.
 

Mais informações: (48) 3251 6266 com Bárbara a partir das 13h30.