segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coppir no Curso de Formação de Soldados da PM

O Curso de Formação de Soldados (CFSd) Turma 2/2011 participou na manhã da última terça-feira (22), de um Painel Debate com autoridades e representantes dos Grupos Vulneráveis e Minorias. O encontro foi realizado no teatro Pedro Ivo, sede Administrativa do governo do Estado, em Florianópolis.

A iniciativa foi da coordenação da disciplina Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis e Minorias (GVM), através dos instrutores major Oscar João Vasquez Filho, soldado Rosi Mere Santos e soldado Marcelo Schmitz. Foram debatidas com os alunos do CFSd questões sobre a realidade que enfrentam as autoridades policiais e os grupos considerados vulneráveis e a luta dessas categorias por seus direitos, através de políticas públicas e ações afirmativas do Estado e da sociedade.

Palestraram e responderam perguntas dos alunos a delegada Regional de São José e responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulheres e Idosos, Sandra Mara Pereira, a assistente social e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, Rosarita Maria Franzoni Bousfield, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Ana Paula Cardoso, e a conselheira Tutelar da Região Norte de Florianópolis e coordenadora Regional da Associação Catarinense de Conselhos Tutelares da Grande Florianópolis, Telma Regina Gonçalves Raimundo.

Durante o evento, os alunos puderam utilizar a web, a partir de suas mídias, interativamente, com a utilização da Rede Social Twitter, onde enviaram perguntas em tempo real aos debatedores. Na opinião dos palestrantes, o evento é de suma importância, pois coloca os futuros policiais militares, que estarão atuando diretamente com essas categorias no dia-a-dia, mais próximos da realidade que vive a sociedade brasileira e mundial, fazendo com que se conscientizem e possam mudar para melhor as atuações no cumprimento do dever policial, com uma cultura mais voltada aos direitos humanos.

Para a representante da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, o Debate coloca o estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar, a frente dos outros estados da corporação nesse assunto, tornando-se um marco referencial, que estará sendo divulgado no Portal da Secretaria da Igualdade Racial. “É um modelo a ser seguido por outras corporações brasileiras”, destacou.



Crédito de foto: 3º sargento Aurélio de Oliveira


Fonte: http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=12134

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aniversário de 150 anos de Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861

O prefeito Dário Berger, em nome do Grupo Articulador - 150 anos do nascimento do poeta Cruz e Sousa, convida todos para Sessão Solene de comemoração do aniversário do poeta, quando serão lançados o carimbo e o selo personalizados de João da Cruz e Sousa, em Florianópolis.

Dia: 24 de novembro de 2011
Horário: 18h30
Local: Auditório do Museu Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, Centro

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Programação do fim de semana da Consciência Negra

Vamos passar o domingo (20 de novembro) na Beira Mar festejando Zumbi dos Palmares!

19/11 - Sábado

9h - Culto Ecumênico com Sacerdotes de Religião de Matriz Africana e Padre Vilson Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, Rua Marechal Guilherme, Centro.

10h - Caminhada Zumbi dos Palmares pelas ruas do Centro.

12h - Apresentação de Projetos Sociais Africatarina, Abada Capoeira, Capoeira Ilha de Palmares, Mensageiros da Alegria, Mithos, Escola de Samba Mirim do Consulado, Arrasta Ilha, Dandara, Cec Monte Cristo. Local: Palácio Cruz e Sousa

18h30 - Performance Teatral Gratuíta: “Manifesto NEGA” – Coletivo: Negras Experimentações Grupo de Arte / NEGA Local: Teatro da UBRO

20/11 - Domingo: Dia Nacional da Consciência Negra

15hs - Lançamento da Campanha dos 16 dias de Ativismo Contra a Violência Doméstica Local: Trapiche da Av. Beira Mar Norte

16hs - Cultura de Rua Família Arma-zen, Grupo Ideologia Comai Maf, Grios, MNP (Movimento Negro Periférico), Dj Naomi (CUFA), Dj Leko (Ideologia), Ghetos.

18h - Show com Bandas Locais Karine Cunha e Marcus Bonilla, Nenê Maravilha, Roberta Lira e Banda, Quatro Is, Velha Guarda da Coloninha, Velha Guarda da Copa Lord, Velha Guarda da Protegidos da Princesa, Facina Samba, Intuição, Novos Bambas, Deto, Sambarah.

Mais Informações pelos telefones: 3251-6221 / 9934-0218

Exposição de arte divulga cultura afro-brasileira


A cultura do amor não discrimina a cor. A frase escolhida como tema da campanha do Mês da Consciência Negra em Florianópolis também dá nome à exposição que será aberta nesta sexta-feira (18/11), às 19h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro. Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir), a mostra divulga obras de três artistas negros que se destacam no cenário das artes plásticas catarinenses.

Ao todo, serão expostas 15 obras de Tercília dos Santos e Décio David, além de uma tela pintada por Valda Costa (1951-1993), pertencente ao acervo da artista plástica Vera Sabino. As pinturas retratam aspectos do modo de vida simples dos catarinenses e a riqueza da cultura local, sob o olhar desses artistas Naïf. O texto de apresentação é assinado pela professora de artes Márcia Battistella.

A exposição “A Cultura do Amor não Discrimina a Cor” pode ser visitada até dia 9 de dezembro, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A programação faz parte da agenda cultural alusiva ao Mês da Consciência Negra, que até 30 de novembro vai reunir diversas atividades para divulgação, valorização e fortalecimento da identidade da população negra de Florianópolis.

Valda Costa

Vivalda Costa nasceu em 1951, no Morro da Coloninha, na região continental, e viveu no Morro do Mocotó, no Maciço do Morro da Cruz. De origem pobre, a jovem artista destacou-se na cena catarinense como Valda Costa, pintando o morro, os casarios e as figuras humanas, revelando um olhar próprio sobre o cotidiano da cidade entre os anos 1970 e 1980.

Valda expôs sua arte pelo Brasil e no exterior. Conviveu com artistas como Max Moura, Vera Sabino, Janga, Loro, Vecchietti, Meyer Filho e Martinho de Haro, que muito influenciou sua arte. Entretanto, o glamour do início da carreira deu lugar ao sofrimento imposto por problemas de saúde. Enfrentando extrema dificuldade financeira – tendo inclusive que trocar quadros por alimentos para sobreviver – Valda morreu pobre, aos 42 anos, em 1993, sem o devido reconhecimento.

Décio David

Décio David domina com segurança as cores relacionadas aos temas que enfatiza em sua arte: os folguedos folclóricos do boi de mamão, mulatas e negros. Nas obras, reforça a paixão e o orgulho pela cultura negra, aprofundando sua pesquisa no que denomina cultura “afro-açoriana”. Artista multifacetado e autodidata, David atua, escreve, pinta, interpreta e explora com desenvoltura toda a sua criatividade e talento.

Detentor dos títulos de cidadão catarinense e ilhéu, Décio David divide espaço em galerias de arte com grandes nomes como Anita Malfatti, Guid Nardi, Portinari, Nanabu Mabe e Di Cavalcanti. É também cidadão honorário de Palhoça, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município em especial projetos culturais e sociais realizados por meio do centro cultural que fundou no município e que leva o nome do avô – o músico, cronista, maestro e poeta catarinense João Rosa Júnior (1882-1932), autor do dobrado “Dai a César o que é de César”.

Tercília dos Santos

Natural de Piratuba, no extremo oeste catarinense, Tercília dos Santos registra em sua obra cenas da infância vivida no campo, representadas por imagens de animais, paisagens e crianças, destacando em cores fortes e marcantes o colorido rural de Santa Catarina.

Autodidata, Tercília fez a primeira exposição em 1990. Respeitada e reconhecida como uma das fortes representantes da Arte Naif Brasileira, realizou várias exposições e recebeu muitas premiações, entre as quais se destacam o prêmio de aquisição na Bienal Internacional de Arte Naïf de Piracicaba (SP), menção honrosa no 1o Salão Santos Dumont de Florianópolis (SC).

Serviço:
O Quê: Exposição “A Cultura do Amor não Discrimina a Cor” Obras de Valda Costa, Tercília dos Santos e Décio David
Quando: sexta-feira (18/11) – 19h Visitação de 21 de novembro a 9 de dezembro De segunda a sexta-feira – 10h às 18h
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti Praça 15 de Novembro, 180 – Centro / Florianópolis-SC
Quanto: gratuito

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Amanhã, 17, painel de debates no Palácio Cruz e Sousa

O painel de debates que ocorreria na Alesc foi transferido para o Palácio Cruz e Sousa.


A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis – COPPIR convida a todos para atividade do Mês da Consciência Negra 2011 de Florianópolis.

Mesa Temática: "Estatuto da Igualdade Racial e Ações Afirmativas"

- Dr. Renato Ferreira dos Santos - Advogado especialista em Direitos Humanos e Relações Raciais / Mestre em Políticas Públicas / Assessor parlamentar da SEPPIR;
- Dr. Marcelo Tragtemberg - Presidente da Comissão de Ações Afirmativas/UFSC;
- Dr. Egon Koerner Júnior - Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho/SC.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cineasta Joel Zito Araújo em Santa Catarina


A convite da Prefeitura de São José, via Secretaria de Educação, o diretor Joel Zito Araújo estará na Sala Cine Nação, dia 12 de novembro (sábado), exibindo filme e conversando com o público, marcando a abertura do projeto “Consciência Negra Em Cena”, em São José, e o Mês da Consciência Negra em Santa Catarina e no Brasil.

O evento é aberto ao público em geral e gratuito.

O DIRETOR
JOEL ZITO ARAÚJO - Joel Zito realizou, desde 1984, 24 documentários e 22 médias metragens. Dirigiu o documentário e lançou o livro A Negação do Brasil, sobre a participação de atores negros na televisão. Cineasta e pesquisador, é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

OS FILMES DO DIRETOR JOLE ZITO ARAÚJO QUE SERÃO EXIBIDOS NO PROJETO:
1 - FILHAS DO VENTO (LONGA): Considerado o maior elenco negro do cinema brasileiro, o filme "Filhas do Vento" ganhou oito prêmios em Gramado, em 2004: diretor, atriz (Ruth de Souza e Léa Garcia), ator (Milton Gonçalves), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), crítica e atriz coadjuvante (Thalma de Freitas e Taís Araujo).

2 - VISTA MINHA PELE (CURTA): “Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.


Mais informações: (48) 9992-9209
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Alteração da programação do Mês da Consciência Negra - evento de hoje adiado

Infelizmente, informamos a todos que os dois painéis de debate que seriam realizados hoje, 07, às 19h, na Assembleia Legislativa (Territorialidade Negra Urbana e Rural em Santa Catarina) foram cancelados por problemas com o local.

O evento que aconteceria hoje foi transferido para o dia 21 de novembro, mesmo horário em local ainda a confirmar.

As demais programações estão confirmadas.

Qualquer alteração, avisaremos pelo nosso blog, site ou pelo nosso e-mail.